Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Segurança alimentar deve ser reforçada no Brasil por meio de parceria Empresa Agilent, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e grupo da Unicamp trabalharão em conjunto para mapear contaminação em alimentos
Empresa, Instituto e Universidade firmaram uma parceria para estudar a presença de químicos tóxicos em alimentos como chás, azeites e arroz

Postado em 28/02/2013 19:44:54

de Globo Rural On-line

 

A Agilent Technologies, empresa mundial de medição analítica, o Grupo GEAtom, do Instituto de Química da Unicamp e o ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, vão unir forças em busca de metodologias que garantam a segurança alimentar e o controle de qualidade dos alimentos.

O projeto será desenvolvido em três etapas e deve durar até o final deste ano, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades das instituições envolvidas.

Será investigada também a migração de metais das embalagens plásticas para os alimentos. Os focos serão o arsênio, cádmio, crômio, chumbo e mercúrio, elementos altamente nocivos e comumente encontrados em recipientes plásticos coloridos. A fração desses contaminantes que pode ser absorvida pelo organismo também será tema de pesquisas.

Tecnologia

“Para o sucesso destes estudos, são necessárias técnicas analíticas suficientemente sensíveis e seletivas”, informa o pesquisador Marcelo Morgano. Pela parceria, a Agilent fornece o sistema completo de análise, que inclui os equipamentos ICP MS Agilent 7700 x e o LC Agilent 1260, adequados também para otimizar o espaço reduzido de laboratórios.

“O Sistema Agilent 7700 x possui detector que permite ao pesquisador, num único método, determinar concentrações muito diminutas (níveis de partes por trilhão, isto é 0,000000001 %), a altos níveis de concentração de cerca de 1%”, explica Fabio Silva, cientista do Programa de Segurança Alimentar da empresa no Brasil, do qual faz parte o acordo com o ITAL.

Programa de Segurança Alimentar

O químico André Santos, responsável pelo Programa no país, ressalta a importância da iniciativa no caminho de aperfeiçoar os produtos alimentícios e torná-los mais saudáveis. “Esta pesquisa irá resultar em novas aplicações que poderão ser utilizadas por outros laboratórios ou indústrias, melhorando a qualidade dos alimentos que consumimos”, diz.

Além da parceria, o Programa de Segurança Alimentar da Agilent tem um acordo de colaboração com o Laboratório de Pesquisas da Universidade de Santa Maria (RS) para identificação e quantificação de contaminação por pesticidas em alimentos.

http://revistagloborural.globo.com

Notícias Relacionadas

Divulgação científica
31/10/2025 17:18:36
NPOP-PBIS
Tecnologia de alimentos e clean label: inovação com mais transparência


Notícia
29/10/2025 15:50:39
Reconhecimento
Prêmio Apta Semeador do Futuro 2025 homenageia pesquisa paulista


Notícia
24/10/2025 17:54:36
Foco em ciência e tecnologia
Comer Com Ciência lança site ampliando ações de comunicação do Ital com a sociedade


Notícia
03/10/2025 15:55:42
Pós-graduação
Ital oferece oito vagas para mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Notícia
30/09/2025 11:30:41
CCD
Fapesp aprova quatro centros de pesquisa liderados pela Apta