Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Solicite um Orçamento

Notícia
Liderança
Secretaria de Agricultura reforça protagonismo feminino no agro
Metade dos cargos de chefia dos institutos paulistas de pesquisa agropecuária é ocupada por mulheres

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 08/03/2023 15:27:11 | Atualizado em 22/03/2023 15:30:18

Eloísa Garcia é a primeira mulher a liderar o Ital (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Com metade dos cargos de chefia de seus institutos de pesquisa ocupada por mulheres, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo relembra neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a importância do trabalho feminino no incremento ao agronegócio e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo.

Já não é mais novidade que mulheres são parcela essencial em posições estratégicas da agroindústria e na pesquisa científica do agro de SP e do Brasil. E a representação feminina tem crescido cada vez mais em cargos e funções para o setor.

A pesquisa “Elas fazendo história”, realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em 2021, aponta que a maioria das empreendedoras do setor está em postos de liderança. A pesquisa concluiu que 59,2% das mulheres na área são proprietárias ou sócias, 30,5% são diretoras, gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras. Além disso, 57% das pesquisadas participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

Mulheres na vanguarda do agronegócio

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Agricultura de SP entrevistou nomes de destaque no seu quadro de servidoras, dentre elas Eloísa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Referência em P&D nas áreas de alimentos e embalagem, com mais de 40 anos de atuação, a pesquisadora integra lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do campo e em 2019 tornou-se a primeira mulher a liderar o Ital.

Para Eloísa, as mulheres se identificam bem com a carreira científica, seja pelo desafio intelectual ou pela satisfação de contribuir com avanço do conhecimento e com a evolução da sociedade. Ela pontua que a pesquisa científica é um desafio, pois há picos de carga de trabalho e de responsabilidade.

Confira o release original completo nos sites da SAA e da Apta