Solicite um Orçamento

Notícia
Prêmio CNA Brasil Artesanal
Premiação nacional inédita de molhos de pimenta recebe inscrições até 9 de setembro
Produtos agridoces e salgados podem participar da avaliação, fruto de parceria da CNA com o Ital

Por Mariana Camparotto | Postado em 31/07/2025 10:09:21

Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Ital receberá parte das amostras (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Quem tem produção anual de até 200 mil litros de molho de pimenta em território nacional pode concorrer pela primeira vez a premiação dedicada a produtos artesanais e tradicionais organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que recebe inscrições até 9 de setembro. O Prêmio CNA Artesanal 2025 – Molho de Pimenta conta com parceria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A Comissão Organizadora deverá receber até 29 de setembro seis embalagens de comercialização contendo ao menos 60 ml de cada produto inscrito e rotuladas de acordo com a legislação vigente. Serão cinco produtos premiados em cada uma das categorias (agridoce e salgado), que receberão certificados mais valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão ainda selo de participação (ouro, prata e bronze, conforme a classificação).

Requisitos

Com base na RDC nº 276/2005 da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), os molhos devem estar em forma líquida, pastosa, emulsão ou suspensão, serem feitos à base de especiaria(s) e/ou tempero(s) e/ou outro(s) ingrediente(s), fermentado(s) ou não, e apropriados para uso no preparo e/ou agregação de sabor ou aroma a alimentos e bebidas.

Pelo regulamento do Prêmio, enquadra-se como molho de pimenta agridoce o produto que tiver base de pimenta com ingredientes doces de forma que ardor e doçura estejam equilibrados, podendo incluir um sabor levemente ácido do vinagre ou suco de limão, além de ingredientes complementares. Já o molho de pimenta salgado deve ter o sabor salgado em destaque, sendo a pimenta adicionada como toque picante.

Para atestar boas práticas de fabricação e qualidade, serão realizadas análises e avaliação de aspectos visuais das amostras, verificando se atendem o pH máximo de 4,5 e a quantidade de sólidos solúveis (grau Brix).

Avaliação

A avaliação do júri técnico com tabulação dos resultados ocorrerá entre 1º e 3 de outubro, com divulgação dos cinco finalistas de cada categoria em 7 de outubro. Esses dez produtos passarão ainda por avaliação sensorial do júri popular em data a ser definida, quando também haverá avaliação da história do produto a partir de entrevista feita por jornalista da CNA e integrante da comissão organizadora.

A pontuação final será composta por 40% da avaliação do júri técnico, 50% da avaliação do júri popular e 10% da história do produto, devendo ser considerados tradição, inovação, aspectos originais ou diferenciais da produção, representatividade local/regional e valor comunicacional. Haverá ainda bônus de 10% para os produtores que comprovem o cultivo de até 50% das matérias-primas usadas no molho de pimenta.

Edições anteriores

Esse é o segundo Prêmio CNA Brasil Artesanal com parceria do Ital, que integrou o júri técnico da também inédita premiação de geleias, cujo resultado final foi divulgado em 13 de maio deste ano. Idealizado pelo Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais, o Prêmio CNA Brasil Artesanal começou em 2019 com o objetivo de valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização das atividades e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Desde então, foram realizados concursos para produtores de chocolate, queijo, salame, cachaça, azeite, vinho, café especial, mel e cerveja.

Confira o release no site da SAA e da Apta