Apresentação

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) oferece aos interessados o curso de Mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
O objetivo do programa é a formação de pesquisadores, docentes e profissionais qualificados, com sólido conhecimento de princípios, fundamentos e métodos científicos na área de alimentos, com competência para atuar em projetos de pesquisa, conduzir o processo de ensino-aprendizagem em nível superior e atender as atuais demandas do setor de alimentos e embalagens e dos novos desafios para desenvolvimento de alimentos saudáveis, seguros e produzidos dentro de diretrizes de maior sustentabilidade.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do ITAL realiza anualmente um processo seletivo cujas inscrições são abertas no segundo semestre.

Área de concentração

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Linhas de pesquisa

  • QUALIDADE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS
    Descrição: Linha de pesquisa interdisciplinar para estudos da segurança e qualidade de alimentos utilizando-se de análises físico-químicas, microbiológicas e instrumentais. O programa fornecerá conhecimento teórico e prático que incluem estudos de aditivos, contaminantes químicos e microbiológicos em toda cadeia produtiva de alimentos, além de estudos dos constituintes dos alimentos: absorção e biodisponibilidade, efeitos do processamento, do armazenamento e a sua relação com a qualidade nutricional. 
  • EMBALAGEM E CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
    Descrição: A linha de pesquisa contempla as tecnologias de processamento convencionais e emergentes para a industrialização de alimentos e os estudos da interação entre embalagem e produto. Inclui também a avaliação do desempenho ambiental da cadeia agroalimentícia, os estudos de estabilidade e de avaliação de ciclo de vida e o aproveitamento de subprodutos.