21/07/2017

ITAL realiza curso sobre processamento de hortaliças
Interessados podem fazer a inscrição até 09 de agosto

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Frutas e Hortaliças (FRUTHOTEC), realizará no mês de agosto o curso: Processamento de hortaliças em conserva acidificada, dedicado aos profissionais técnicos das pequenas e médias indústrias que processam este tipo de alimento. As aulas serão nos dias 16 e 17 de agosto, na sede do Instituto, em Campinas/SP.

O objetivo é transferir conhecimento técnico-científico sobre o processamento de hortaliças em conserva acidificada, picles, antepastos etc. Também serão abordados os principais controles necessários para evitar risco à saúde do consumidor e garantir a qualidade do produto final.

“Este tipo de produto é geralmente elaborado por pequenas e médias empresas que carecem de treinamento técnico para preparar produtos seguros para o consumo, ou seja, que não ofereçam riscos à saúde dos consumidores”, explica Shirley Berbari, Pesquisadora do ITAL, e alerta: “Este tipo de conserva, quando mal elaborada, pode causar intoxicação alimentar séria, dentre elas, o botulismo”.  

Outros temas além da segurança alimentar serão discutidos: desde a microbiologia dos alimentos até aspectos de instalação, layout e equipamentos, técnicas de conservação, pasteurização e adição de químicos, até determinação da vida de prateleira. “A demanda nessa área aumentou muito e nossa proposta é justamente capacitar os profissionais da área para agregarem valor aos serviços ofertados”, finaliza Shirley.

O ITAL, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de ao Paulo, conta com uma planta de processamento própria para promover aos participantes a mesma tecnologia usada pela indústria, e que pode ser apropriada por pequenas propriedades.

Os interessados podem realizar as inscrições pelo website: http://www.ital.sp.gov.br/fruthotec/ até o dia 09 de agosto. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (19) 3743-1758 ou e-mail: eventos@ital.sp.gov.br.