27/03/2017

ITAL promove treinamentos na área de processamento térmico de alimentos e bebidas

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC) abre as inscrições para quatro treinamentos voltados para profissionais da área de processamento térmico de alimentos e bebidas.

Amanhã (28 de março) acontece “Cálculo de processo térmico asséptico/contínuo”. Para 11 de abril está previsto “Avaliação de processo térmico em estufas de produtos cárneos” que abordará os pontos críticos envolvidos no processamento de alimentos pasteurizados em estufas e/ou tanques de cozimento. O treinamento ajudará as indústrias quanto às normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

De 08 a 12 de maio acontecerá: “Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes”. O curso segue a legislação americana e é requisito para as empresas que querem exportar alimentos de baixa acidez e acidificados para os Estados Unidos.

Já para o segundo semestre está previsto: “Cálculo de Processos Térmicos”, de 22 a 24 de agosto, que aborda a avaliação de processos de esterilização e pasteurização convencionais e contínuos em relação à segurança microbiológica dos alimentos. 

Os interessados podem obter mais informações pelo website: http://www.ital.sp.gov.br/gepc/ ou pelo e-mail: gepc@ital.sp.gov.br, ou ainda pelo telefone: (19) 3743-1834.