07/12/2016

Ital lança portal de conteúdo sobre alimentos processados

Uma plataforma eletrônica que disponibiliza informações sobre alimentos processados foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, trazendo conteúdos relevantes para produtores e consumidores, como benefícios nutricionais, ingredientes alimentares relacionados a estes alimentos. O portal pode ser acessado pelo link: www.alimentosprocessados.com.br

O objetivo do Portal é estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, para conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.

Todo o conteúdo foi elaborado pela Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital e por um comitê técnico-científico formado por pesquisadores, professores e profissionais do setor. Fazem parte deste grupo profissionais de instituições como a Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Faculdade de Engenharia de Alimentos e Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp), Faculdade de Ciências Farmacêuticas da universidade de São Paulo (USP) e International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI BRASIL). 

De acordo com o diretor-geral do Instituto, Luís Fernando Ceribelli Madi, o Portal é muito importante para desmitificar algumas informações erradas sobre o consumo de alimentos processados. “Essas informações sem a devida comprovação científica influenciam as decisões da população, fazendo com que o consumidor perca a oportunidade de ingerir comidas seguras e nutritivas”, ressaltou. 

De acordo com Madi, por meio desse website, a sociedade poderá encontrar explicações pautadas na ciência e na tecnologia de alimentos sobre diversos mitos associados aos produtos industrializados.

O secretário Arnaldo Jardim lembrou que a saudabilidade e a segurança dos alimentos formam uma das principais linhas de atuação da Secretaria. “O governador Geraldo Alckmin é médico de formação e sabe da importância da alimentação. Essa plataforma nos ajudará em nossa missão de oferecer produtos cada vez mais seguros à população”, ressaltou.