Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta (PaP)

No Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta (PaP) as empresas participantes desenvolvem projetos para melhorar o perfil ambiental e social de seus produtos. Isto muitas vezes requer tanto reengenharia de equipamentos e processos, renovação de frota, reformas, troca de fornecedores, otimização da logística etc., quanto trabalho da equipe técnica da empresa envolvida.

O CETEA, além de desenvolver uma metodologia específica para o Programa, fornece consultoria técnica e auditoria dos dados levantados e das iniciativas de melhoria realizadas pelas empresas. Os produtos têm seus ganhos ambientais contabilizados individualmente, detalhados em publicações preparadas para cada edição – os documentos das edições anteriores estão disponíveis na linha do tempo, passe o mouse sobre os anos e obtenha mais informações.

O principal impacto do PaP para as empresas participantes e para a sociedade é a disseminação da prática de “desenvolvimento de produto com menor impacto ambiental” utilizando a ferramenta  "Pensar no Ciclo de Vida". O uso desta ferramenta no desenvolvimento de produtos deixa uma semente que pode germinar em novas ações e se espalhar por toda a organização, fortalecendo parcerias com seus stakeholders em prol da sustentabilidade.

O CETEA atuou como parceiro do Walmart Brasil orientando o desenvolvimento dos projetos das empresas envolvidas nas três edições do Ponta a Ponta e por fim verificando e auditando a validade das inovações propostas, garantindo a mensuração e a transparência dos ganhos socioambientais. O acúmulo desta grande experiência fez com que o CETEA pudesse, em 2015, assumir a gestão do programa.

A ideia inicial debatida pelo Walmart Brasil em 2009 ganhou forma e força, e em 2015 passou a caminhar com suas próprias pernas, consolidando-se como um programa contínuo, independente e que se sustenta mercadologicamente. O Walmart Brasil, como um padrinho, continua a apoiar e acompanhar de perto o Programa.

A missão da 4ª edição do Programa Ponta a Ponta é que o desenvolvimento de produto com menor impacto ambiental seja levado para o dia a dia de um maior número de empresas, que as melhorias socioambientais sejam quantificadas e que os consumidores façam parte deste processo. Deste modo, deixando de ser um projeto de cases e tomando forma de um programa contínuo.
Os objetivos do Programa de Sustentabilidade de Ponta a Ponta 4ª Edição são:

  • Promover o desenvolvimento contínuo de produtos mais sustentáveis, com a aplicação do conceito de Pensar no Ciclo de Vida;
  • Promover o uso de indicadores ambientais e sociais no desenvolvimento de produtos;
  • Fortalecer a prática de desenvolvimento de produtos com menor impacto socioambiental pela indústria;
  • Ampliar a escala do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, facilitando a participação das empresas através de um programa contínuo;
  • Embasar a rotulagem ambiental de produtos de consumo, propiciando uma comunicação mais efetiva com o consumidor;
  • Contribuir para a divulgação/promoção desses produtos em campanhas de divulgação do Programa, pelo uso do selo do Programa, palestras, mídias sociais e sites institucionais.

As novidades da 4ª edição do Ponta a Ponta são:

  • Liberdade na escolha do produto ou linha de produto a ser trabalhado, apenas com a aprovação do CETEA;
  • Ganhos ambientais e sociais serão contabilizados em função do volume total do produto produzido no período avaliado na 4ª edição;
  • Não há exigência de exclusividade de venda do produto para o Walmart;
  • Se atendidos os requisitos do programa, será concedido à empresa o direito de uso do Selo Produto Participante do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta 2015, na embalagem (rótulo) dos produtos, em sites institucionais e em materiais promocionais – o uso do Selo é Opcional e ainda está em desenvolvimento;

A cada edição os resultados finais dos produtos serão agregados e lançados em uma publicação específica, divulgada pelo Walmart Brasil e pelo CETEA.

O CETEA identifica diversas oportunidades para o desenvolvimento de produtos e embalagens com menor impacto socioambiental e em consonância com o desenvolvimento sustentável, dentre elas:

  1. Otimização do sistema de produto/embalagem - Doing More with Less;
  2. Pensar no Ciclo de Vida;
  3. Reuso & Reciclagem;
  4. Gerenciamento de Resíduos & Logística Reversa;
  5. Credibilidade & Ética.

*Outras oportunidades podem ser identificadas no decorrer do Programa.

Quem pode participar?

Qualquer empresa que pretenda desenvolver um novo produto com desempenho ambiental e social otimizado ou que pretenda introduzir melhorias de desempenho ambiental em um produto já existente, aplicando conceitos e ferramental de Avaliação do Ciclo de Vida, Pensar no Ciclo de Vida, Ecodesign e responsabilidade estendida.

De acordo com os princípios do Programa, os projetos deverão ter ações de melhoria ao longo da cadeia produtiva, ou seja, na produção de matérias primas (antes da fábrica), no processo produtivo e no pós-produção (distribuição, varejo, consumo, preparo e gestão de resíduo pós-consumo) que promovam melhorias do desempenho socioambiental do produto.

O CETEA conta com seis Pesquisadores que atuam na área de ACV com mais de 15 anos de experiência no assunto, é parceiro técnico do Walmart Brasil desde a concepção do Sustentabilidade de Ponta a Ponta ainda em 2009, sua equipe técnica é composta por especialistas nas áreas de Química, Alimentos, Embalagens, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A inscrição deve ser feita diretamente no CETEA. Procure por um dos Pesquisadores da área de Sustentabilidade do CETEA para conhecer melhor o Programa. As inscrições para o Programa Sustentabilidade Ponta a Ponta são abertas anualmente.

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