Infraestrutura Laboratorial

O CETEA conta com 2.000m2 de área construída e uma infra-estrutura avaliada em US$4 milhões, incluindo equipamentos de análise, informática e o acervo da área de Documentação e Informação.

O Centro possui duas redes de computadores, uma interligando as salas dos pesquisadores e a área administrativa e outra para atender os laboratórios. As duas estão interligada com três servidores, que mantém serviços HTML, PHP, MySQL, mSQL, MUMPS, Sendmail, entre outros serviços de rede.

O CETEA dispõe de Laboratórios de Ensaio dedicados aos diferentes tipos de embalagens, celulósicas (papel, cartão e papelão ondulado), plásticas, metálicas (aço e alumínio), vidro e embalagens de transporte e distribuição, com a infra-estrutura necessária a um Centro de Pesquisa. São dez Laboratórios condicionados a 23oC para análises e ensaios, uma Sala Climatizada (23±1°C e 50±2%UR) específica para condicionamento de amostras e realização dos ensaios de avaliação das propriedades físico-mecânicas de materiais celulósicos, uma Planta de Processamento (218m2), um pequeno laboratório para Análise Sensorial, cinco Câmaras de Estocagem e um Laboratório para Ensaios de Embalagens de Distribuição (400m2) climatizado (23ºC/65%UR), com altura constante igual a 6.200mm, permitindo, inclusive, simulações de empilhamento prático. Todos esses laboratórios se encontram em perfeito estado de conservação, graças a um esforço contínuo de manutenção e melhoria nos mesmos. Nas dependências do CETEA também merece destaque o Auditório Sylvio Alves Ortiz, com capacidade para 70 pessoas, destinado aos cursos e programas de treinamento oferecidos regularmente pela equipe técnica aos profissionais do Setor de Embalagem.

Atualmente dispõe de cerca de 500 equipamentos de ensaios em operação, desde micrômetros e outros instrumentos de medição dedicados à análise dimensional dos diferentes tipos e materiais de embalagem, balanças analíticas, termohigrômetros e estufas, até equipamentos de última geração de aplicação geral ou específicos para avaliação de embalagens.

Por meio da habilitação do ITAL, o CETEA possui ensaios acreditados junto ao INMETRO. Confira a lista dos ensaios acreditados no site http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/. A identificão da acreditação do CETEA/ITAL é CRL 0259.

Laboratório certificado pela ISTA - The International Safe Transit Association (certificado nº ID:ST -2393) para realizar ensaios de vibração, queda e compressão na área de transporte.

Para conhecer os principais laboratórios e serviços prestados pelo CETEA basta clicar no link correspondente. Você vai encontrar dados sobre a infraestrutura e os serviços realizados em cada uma das unidades.

ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos | Av. Brasil, 2880, Campinas, SP - CEP 13070-178 - Caixa Postal 139 | Tel: 19 3743 1700 / Fax: 19 3743 1799 ital@ital.sp.gov.br