5ª Semana Tecnológica Cereal Chocotec: Avanços, Inovações e Desafios

Com a missão de “contribuir para o avanço tecnológico e inovação dos setores de chocolates e derivados, balas, confeitos, produtos de cereais e panificação, através da pesquisa, desenvolvimento e transferência do conhecimento em benefício da sociedade”, o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates – Cereal Chocotec, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, busca promover, por meio da oferta de treinamentos, a disseminação de informação tecnológica e o processo de inovação para as empresas do setor em que atua.

Em 2017, de 18 a 22 de setembro, o Cereal Chocotec/ITAL promoveu a quinta edição da Semana Tecnológica Cereal Chocotec com o tema: Avanços, Inovações e Desafios, a qual teve como objetivos:

- favorecer o desenvolvimento, a modernização, o fortalecimento e a competitividade das empresas do setor;
- criar oportunidades para os segmentos produtivos de pequeno porte;
- contribuir para preparar as empresas para atuarem no mundo globalizado;
- colaborar com o constante e necessário processo de inovação e
- promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre especialistas das áreas.

O público-alvo do evento foi composto por profissionais e dirigentes das indústrias de chocolates e derivados, balas e confeitos, cereais e produtos de panificação; pesquisadores e estudantes de áreas correlatas ao setor; micro, pequenas, médias e grandes empresas com interesse em se aprimorar tecnologicamente e em inovar.

A Comissão Organizadora formada pelos pesquisadores do Cereal Chocotec Guilherme de Castilho Queiroz e Izabela Dutra Alvim contou com a importante parceria de associações e empresas do setor que muito contribuíram para a abrangência e a concretização do evento.

A fim de alcançar os resultados esperados para a edição de 2017, ou seja, um evento de qualidade, fomentador da inovação e com informações de interesse e aplicação imediata, o evento contou com 10 cursos técnicos, com o grande diferencial dos cursos sendo as aulas práticas ministradas nas plantas piloto do Cereal Chocotec/ITAL. Além disso, também ocorreu um Workshop "Bakery & Confectionery: inovação pela agregação de nutrição e funcionalidades”, além de celebrar os “20 anos do Cereal Chocotec”.

Durante a 5ªSemana Tecnológica Cereal Chocotec os participantes tiveram a oportunidade de se inscrever em até quatro eventos, de forma a otimizar suas despesas e agregar valor ao investimento que fizeram. Os cursos foram ministrados por especialistas do Cereal Chocotec/ITAL e por convidados de empresas apoiadoras do evento.

Assim, a 5ª Semana Tecnológica Cereal Chocotec foi um evento importante para consolidar a imagem do Cereal Chocotec/ITAL como um Centro de Pesquisa e Inovação que fornece suporte tecnológico para os setores em que atua e que é capaz de reunir muitas empresas em um curto período de tempo. A Semana Tecnológica possibilitou a divulgação das pesquisas e assistências tecnológicas realizadas pelo Cereal Chocotec/ITAL, assim como as atividades e áreas de atuação de seus patrocinadores e entidades setoriais envolvidas. Abaixo estão apresentados os patrocinadores e apoiadores da 5ª edição deste importante evento, fica aqui nosso agradecimento à esta importante parceria público privada: