Notícias


25th International Conference on Bioencapsulation

No período de 3 a 6 de julho de 2017 a pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL, Ana Lúcia Fadini, participou da 25th International Conference on Bioencapsulation, na cidade de Nantes na França. Trata-se de um evento anual, organizado pelo Bioencapsulation Research Group. Com financiamento da FAPESP (Auxílio Regular - Processo 2015/12398-4) e apoio do ITAL, da APTA e da SAA a pesquisadora apresentou, na forma de pôster, parte dos resultados de um de seus projetos de pesquisa. O trabalho apresentado foi: “Spray Chilling Microparticles: Wall Material and Core Concentration Influence.

De acordo com a pesquisadora, a participação neste evento proporcionou o ganho de conhecimentos técnico-científicos sobre as tendências mundiais em técnicas de microencapsulação e também sobre os materiais de parede que mais vêm sendo utilizados, conhecimentos estes que irão contribuir para a condução dos novos estudos nesta área. Além disso, a participação possibilitou o contato com pesquisadores de institutos de pesquisa, universidades e empresas do mundo todo, o que poderá resultar em futuras parcerias.

Equipe envolvida no trabalho: Ana Lúcia Fadini1, Izabela Dutra Alvim1, Ana Maria Rauen Miguel1, Lidiane Bataglia da Silva1, Marise Bonifácio Queiroz1, Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues2 e katyri Bezerra de Freitas Paganotti3.

1. ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos / 2. CPQBA - UNICAMP / 3. ESALQ - USP

 

 


FIPAN 2017

No dia 27 de julho as pesquisadoras Carla Lea Vianna Cruz, Cristiane Ruffi e Elizabeth Nabeshima visitaram a FIPAN, principal feira nacional da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service, como restaurantes, pizzarias, bufês e rotisseries, entre outros.
A FIPAN foi realizada de 25 a 28 de julho na Expo Center Norte. Profissionais de todos os estados brasileiros se reuniram para conhecer lançamentos e tendências, além de se atualizarem através dos diversos conteúdos que o evento oferece, incluindo palestras e seminários.


Foto: http://fipan.com.br/


VISITA DO DR PETER STOLZ - BOCKER / ALEMANHA  

No dia 31 de julho, as pesquisadoras Carla Lea Vianna Cruz e Elizabeth Nabeshima receberam a visita do Dr. Peter Stolz, especialista em massas madre da empresa Bocker / Alemanha, que veio conhecer as instalações do Cereal Chocotec acompanhado do vice presidente da ABIEPAN e membro do Conselho Consultivo do Cereal Chocotec, Paulo Roberto Cavalcante.


TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEREAL CHOCOTEC SÃO PREMIADOS EM CONGRESSO 

De 02 a 04 de agosto, foi realizado no Instituto Agronômico (IAC) o 11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2017, organizado pela Apta Regional. O objetivo principal do congresso foi apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vinculados às instituições participantes: Apta Regional, da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Meio Ambiente, da Embrapa Monitoramento por Satélite, do Instituto Agronômico (IAC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e do Instituto de Zootecnia (IZ).
O ITAL participou com a apresentação de 45 trabalhos de pesquisa na forma de pôsteres e apresentações orais, que foram desenvolvidos por alunos bolsistas nas Unidades de Pesquisa do ITAL. Foram apresentados 10 trabalhos do Cereal Chocotec, sendo dois deles premiados após apresentação oral. Os trabalhos podem ser acessados em: http://www2.aptaregional.sp.gov.br/ciic2017/anais2017.html.

Foto: Bolsistas PIBIC e PIBITI 2016-2017 do Cereal Chocotec
Foto: Izabela D. Alvim, Camila Augusto Carazzato (bolsista PIBIC premiada) e Ana Lucia Fadini Foto: Sueli R. Baggio (Comissão PIBIC/PIBITI) Sophia Messa (bolsista PIBITI premiada) e Carla Lea Vianna Cruz (orientadora)

 


CEREAL CHOCOTEC RECEBE VISITA DE PESQUISADORES DO CENTRO INTERNACIONAL DE LA QUINUA - CIQ,  SEDIADO EM LA PAZ – BOLIVIA

No dia 11 de agosto de 2017 o Cereal Chocotec recebeu a vista de pesquisadores do Centro Internacional de La Quinua - CIQ, sediado em La Paz. O CIQ pertence ao Ministerio de Desarrollo Rural y Tierras - MDRyT, da Bolívia.  O objetivo da reunião foi conversar sobre convênios internacionais, visando estabelecer um acordo bilateral de cooperação entre as instituições para realização de estudos, pesquisas e avanços tecnológicos para a utilização da quinua na indústria de alimentos, bem como gerar e difundir conhecimento sobre este grão ancestral, em benefício da sociedade. O projeto faz parte do Plano Estratégico do Governo Boliviano, e tem apoio do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura - I.C.C.A. Participaram da reunião Evelyn W. Cerruto Gutiérrez (Promoção e Art. Inter. Alimentação e Nutrição do CIQ) e Miguel Angel Chungara Ojeda (Comunicação do CIQ), Adrian Risseto, Engenheiro de Alimentos e representante industrial, Ana Lucia Vasconcellos, sócia e diretora da Funcional Mikron, além da Diretora Carla Lea de Camargo Vianna Cruz e dos pesquisadores do Cereal Chocotec  Cristiane Rodrigues Gomes Ruffi, Elizabeth Harumi Nabeshima, Flávio Martins Montenegro e Valdecir Luccas. Os convidados foram recepcionados pela Diretora Técnica de Departamento Substituto do ITAL, Eloisa Elena Corrêa Garcia, que apresentou as áreas de atuação e linhas de pesquisa dos diversos Centros de Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Como próximo passo, estão sendo alinhados pontos de interesse entre as instituições para elaboração de Minuta de Cooperação Internacional.


Foto: Miguel Angel Chungara Ojeda, Adrian Risseto, Elizabeth H. Nabeshima, Flávio M. Montenegro, Ana Lucia Vasconcellos, Valdecir Luccas, Evelyn Cerruto Gutiérrez e Carla Lea Vianna Cruz

 


VISITA DE EMPRESAS DO SISTEMA FIRJAN

No dia 04/09, o ITAL recebeu a visita de um grupo de 20 empresários associados ao Sistema Firjan, com o objetivo de fomentar a cooperação com instituições e empresas para transferência de tecnologias e produtividade, além de capacitação tecnológica. O grupo foi recepcionado pelo Diretor Geral, Luis Madi, e fez visitas em unidades do ITAL. No CEREAL CHOCOTEC, a diretora Carla Léa Vianna Cruz recebeu o grupo de empresários e apresentou os laboratórios e plantas piloto.


Foto:Carla Léa Vianna Cruz (Diretora do Cereal Chocotec), Luis Madi (Diretor Geral do ITAL) e Empresários associados ao Sistema Firjan