Cereal Chocotec segue desenvolvendo a pesquisa científica e aplicada, disseminando o conhecimento

A vigésima nona edição do Cereal Chocotec News traz à comunidade científica e às empresas interessadas, os resultados do projeto de pesquisa sobre a utilização de polióis como substitutos da sacarose e do xarope de glicose no desenvolvimento de balas mastigáveis diets, assim como a incorporação de açaí e seu impacto nas características físico-químicas, sensoriais e tecnológicas do produto final. Os resultados fazem parte do projeto da tese de doutorado em Tecnologia de Alimentos da Pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Lidiane Bataglia da Silva, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Estas informações podem ser conferidas no artigo intitulado “Efeito do uso de polióis e açaí (Euterpe oleracea Mart.) nas características físico-químicas, sensoriais e tecnológicas de balas mastigáveis”, de autoria da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Lidiane Bataglia da Silva.

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate - CEREAL CHOCOTEC do Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL promoverá, no período de 18 a 22 de setembro de 2017, a 5ª edição da sua Semana Tecnológica Cereal Chocotec focada nos temas Avanços, Inovações e Desafios para os Setores de Bakery e Confectionery. O evento tem como objetivo oferecer ao participante a oportunidade de realizar Cursos Tecnológicos sobre temas de interesse do setor e ainda, participar de um Workshop sobre a “Inovação pela agregação de nutrição e funcionalidade”, além de celebrar os “20 anos do Cereal Chocotec”. Todos os cursos serão concentrados em uma única semana, a maioria deles envolvendo aulas práticas e teóricas, de forma que o profissional possa receber o máximo de informações em sua vinda ao Cereal Chocotec/ITAL em Campinas, SP. Reserve a data!

Leia sobre a trajetória do Cereal Chocotec/ITAL, sua missão, atuação, conquistas e contribuição para o setor produtivo, desde a sua formação com os principais destaques ao longo dos últimos 20 anos. As informações podem ser conferidas na aba “20 Anos Cereal Chocotec”.

Na seção de notícias, confira a participação da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Mitie Sonia Sadahira, com a palestra “Protein-polysaccharide interactions: applications in food dispersions”, durante o 1st Food Safety Course, no período de 24 a 28 de abril de 2017, no Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, em Campinas/SP.

Confira também, informações sobre a participação do Cereal Chocotec/ITAL no Workshop Alimentos Integrais organizado pelas associações ABIA, ABIMAPI e ABITRIGO e com apoio da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O evento, realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2017, na sede da ANVISA, contou com a participação da pesquisadora Elizabeth Nabeshima do Cereal Chocotec/ITAL que ministrou a palestra intitulada “Desafios tecnológicos para fabricação de produtos a base de cereais integrais: biscoitos e bolos”.

Leia, nesta edição, sobre a visita da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL, Lidiane Bataglia da Silva, no Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging IVV, em Freising - Bavaria, Alemanha, no período de 8 a 18 de maio de 2017.

Confira as informações sobre a entrevista do pesquisador do Cereal Chocotec/ITAL, Flávio Martins Montenegro, no programa Conversa Franca, do Canal Terra Viva, pelo apresentador Otávio Ceschi Junior, em 12 de maio de 2017.

Visite também o site oficial do Cereal Chocotec/ITAL, que passou por atualizações e traz informações sobre as áreas de atuação em projetos, serviços e análises, a infraestrutura do Centro para testes em pequena escala, a programação de eventos, além de links de acesso à lista de publicações técnicas dos pesquisadores do Cereal Chocotec. Além disso, o site possui um sistema automático para cadastramento, onde o usuário passará a receber informações sobre cursos e novidades do setor.

Cristiane R. Gomes Ruffi - editor responsável Cereal Chocotec News
Carla Léa C. V. Cruz - diretora Cereal Chocotec