Cereal Chocotec segue desenvolvendo a pesquisa científica e aplicada, disseminando o conhecimento

Esta edição do Cereal Chocotec News traz à comunidade científica e às empresas interessadas, informações sobre o desenvolvimento e aceitação de achocolatado em pó com a incorporação de proteína vegetal e micronutrientes visando à melhoria funcional e nutricional, que fazem parte do projeto de pesquisa do Cereal Chocotec/ITAL com a colaboração do CCQA/ITAL. Estas informações podem ser conferidas no artigo intitulado “Estudo para estabelecer formulação e processamento de achocolatados em pó com maior teor de proteínas e enriquecido com ácido ascórbico e vitamina D”, de autoria da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Dra. Fernanda Zaratini Vissotto.

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate - CEREAL CHOCOTEC do Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL promoverá, no período de 18 a 22 de setembro de 2017, a 5ª edição da sua Semana Tecnológica Cereal Chocotec focada nos temas Avanços, Inovações e Desafios para os Setores de Bakery e Confectionery. O evento tem como objetivo oferecer ao participante a oportunidade de realizar Cursos Tecnológicos sobre temas de interesse do setor e ainda, participar de um Workshop sobre o “Panorama da incorporação de substâncias especiais em alimentos”, além de celebrar os “20 anos do Cereal Chocotec”. Todos os cursos serão concentrados em uma única semana, a maioria deles envolvendo aulas práticas e teóricas, de forma que o profissional possa receber o máximo de informações em sua vinda ao Cereal Chocotec/ITAL em Campinas, SP. Reserve a data!

Na seção de notícias, confira a participação da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Izabela Dutra Alvim com a palestra intitulada “Microencapsulation: Tool For Food Innovation” no Seminário Internacional em Santiago (Chile) sobre “Alimentos Y microencapsulación:  oportunidades para agregar valor a la industria en Chile”, promovido pelo Instituto Fraunhofer Chile (http://www.fraunhofer.cl), sediado na Universidad Catolica, no dia 24 de janeiro de 2017.

Confira também, a participação da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Izabela Dutra Alvim na reunião técnica da Facultad de Ciencias Químicas y Farmacéuticas de la Universidad de Chile, no dia 26 de janeiro de 2017.

Leia, nesta edição, a defesa da tese de doutorado em Tecnologia de Alimentos da Pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Lidiane Bataglia da Silva, com o tema “Efeito do uso de polióis e açaí (Euterpe oleracea Mart.) nas características físico-químicas, sensoriais e tecnológicas de balas mastigáveis”, em 10 de fevereiro de 2017, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP.

Leia também, as informações sobre a participação do Cereal Chocotec/ITAL, representado pela pesquisadora Cristiane R. Gomes Ruffi, na Reunião da Câmara Setorial do Trigo, promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), no dia 08 de março de 2017, na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Ainda, nesta seção, confira informações sobre o workshop “Oportunidades de Novos Negócios para as Cadeias Agrícolas no Estado de São Paulo”, promovido pelos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). O evento realizado no dia 28 de março, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), contou com a participação do Cereal Chocotec/ITAL representado pelo pesquisador Guilherme C. Queiroz e pela Diretora Carla Lea C. V. Cruz.

Visite também o site oficial do Cereal Chocotec/ITAL, que passou por atualizações e traz informações sobre as áreas de atuação em projetos, serviços e análises, a infraestrutura do Centro para testes em pequena escala, programação de eventos, além de links de acesso à lista de publicações técnicas dos pesquisadores do Cereal Chocotec. Além disso, o site possui um sistema automático para cadastramento, onde o usuário passará a receber informações sobre cursos e novidades do setor.

Cristiane R. Gomes Ruffi - editora responsável Cereal Chocotec News
Carla Léa C. V. Cruz - diretora Cereal Chocotec