Cereal Chocotec segue desenvolvendo a pesquisa científica e aplicada, disseminando o conhecimento

A vigésima sétima edição do Cereal Chocotec News traz à comunidade científica e às empresas interessadas, informações sobre novas fontes de proteínas com propriedades nutricionais e funcionais para aplicação em alimentos, que fazem parte do projeto de cooperação entre o Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL e o Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging - IVV da Alemanha. Estas informações podem ser conferidas no artigo intitulado “Uso de proteínas vegetais em confeitos e produtos de panificação”, de autoria da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL Dra. Mitie Sônia Sadahira.

Confira nesta edição, no ambiente denominado “Novidades”, informações sobre a 5ª. Semana Tecnológica Cereal Chocotec – 2017, com o tema: Avanços, Inovações e Desafios para os Setores de Bakery e Confectionery. O evento será promovido pelo Cereal Chocotec/ITAL no período de 18 à 22 de setembro de 2017. Reserve a data!

Na seção de notícias, leia sobre a participação do Cereal Chocotec/ITAL no 10º CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CIIC 2016 com a apresentação de trabalhos na forma de pôster e apresentações orais, e destaque às premiações obtidas. O Congresso foi realizado no período de 02 a 04 de agosto de 2016, pelo Instituto Agronômico - IAC, Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, Instituto de Zootecnia – IZ, APTA Regional, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Monitoramento por Satélite. Nessa edição de 2016, O ITAL participou com a apresentação de 48 trabalhos de pesquisa, sendo 8 do Cereal Chocotec, destes, dois foram premiados (prêmio FUTURO CIENTISTA) e dois receberam Menção Honrosa.

Leia também, informações sobre a participação Cereal Chocotec/ITAL na 20ª Food Ingredients South América, o único encontro latino-americano focado na indústria de ingredientes alimentícios. Durante a Conferência, no Módulo IV - Desafios da Inovação e Reformulação, a pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL, Izabela Dutra Alvim, apresentou o tema: Microencapsulação como ferramenta para viabilizar a reformulação de produtos alimentícios.

Confira, nesta edição, a participação da pesquisadora Elizabeth Harumi Nabeshima como representante do Cereal Chocotec/ITAL na reunião sobre a Regulamentação dos Produtos à Base de Cereais Integrais na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizada no dia 28 de setembro de 2016.

Confira também, as informações do 23º Congresso Internacional do Trigo, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro 2016, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas/SP, reunindo todos os players da cadeia do trigo do Brasil e que também contou com a participação dos pesquisadores da área de cereais e produtos de panificação do Cereal Chocotec/ITAL Carla Léa C. V. Cruz, Elizabeth Harumi Nabeshima, Cristiane Rodrigues Gomes Ruffi, Flávio Martins Montenegro e o Diretor Valdecir Luccas.

Leia nesta seção, a participação da pesquisadora do Cereal Chocotec/ITAL,  Izabela Dutra Alvim, como palestrante do III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Goiás (III SCTA de Goiás) sob Coordenação da PUC Goiás, nos dias 19, 20 e 21 de outubro em Goiânia/GO.

Leia também, informações sobre o Seminário “Desafios Tecnológicos e Perspectivas para a Redução de Açúcar nos Setores de Bakery e Confectionery”, uma iniciativa do Cereal Chocotec/ITAL em parceria com a ABIMAPI e a ABIAD. O Evento, realizado no dia 09 de novembro de 2016 no Cereal Chocotec/ITAL, discutiu os desafios e perspectivas para a redução de açúcar em produtos de “bakery e confectionery” e teve como palestrantes representantes do Ministério da Saúde, da ANVISA, do ITAL, de empresas do Setor, entre outros.

Confira, nesta edição, a participação do Cereal Chocotec/ITAL, representado pela pesquisadora Izabela Dutra Alvim, na Feira de nanotecnologia “Nano Tradeshow” nos dias 09 a 11 de novembro de 2016, em São Paulo/SP. A pesquisadora participou como palestrante apresentando o tema "Considerações sobre o uso da nanotecnologia em alimentos - Geração da cadeia de conhecimento".

Confira também, informações sobre o XI Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages e o V Simpósio de Engenharia e Ciência de Alimentos que aconteceram entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, promovidos pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto/SP. A pesquisadora Izabela Dutra Alvim, do Cereal Chocotec/ITAL, apresentou o tema "Microencapsulação: ferramenta inovadora no processamento de alimentos".

Ainda nesta edição, veja informações sobre o 4º Workshop em Bioeconomia "Ingredientes, alimentos processados funcionais e saúde".  O evento  realizado no ITAL, nos dias 29 e 30 de novembro, é parte das atividades previstas no Agropolo Campinas-Brasil, uma plataforma interinstitucional, fundamentada no conceito da inovação colaborativa, que tem por objetivo desenvolver projetos de cooperação técnica.

Confira, neste boletim, o ambiente denominado “Espaço do Patrocinador”, onde as empresas parceiras podem compartilhar informações técnicas sobre ingredientes/produtos/ serviços,  divulgando também suas atividades. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as empresas parceiras que patrocinam os eventos do Cereal Chocotec/ITAL.

Visite também o site oficial do Cereal Chocotec/ITAL, que passou por atualizações e traz informações sobre as áreas de atuação em projetos, serviços e análises, a infraestrutura do Centro para testes em pequena escala, programação de eventos, além de links de acesso à lista de publicações técnicas dos pesquisadores do Cereal Chocotec. Além disso, o site possui um sistema automático para cadastramento, onde o usuário passará a receber informações sobre cursos e novidades do setor.

Cristiane R. Gomes Ruffi - editora responsável Cereal Chocotec News
Valdecir Luccas - diretor Cereal Chocotec